21 março 2011

Conselho Estadual do Idoso promove prêmio literário “Envelhecer no Ceará”

"O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI, vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS está promovendo a primeira edição do prêmio literário “Envelhecer no Ceará”. As inscrições estão abertas desde o dia 1º de janeiro e irão até o dia 31/03. Além de prestar uma homenagem a todos os idosos cearenses, o prêmio tem o objetivo de difundir o conceito de envelhecimento ativo no Ceará e incentivar o estudo e a pesquisa acerca deste tema.

Segundo Cícero Venâncio dos Santos, representante da Pastoral da Pessoa Idosa no CEDI e presidente do comitê de organização do Prêmio, já existem no Estado produções literárias que discutem temáticas relacionadas à terceira idade, no entanto falta dinamizá-las. Além de enriquecer o acervo, seguramente o Prêmio irá organizar e pautar os estudos acerca do tema, para que assim até mesmo o acesso seja facilitado.

Podem inscrever seus textos escritores amadores e profissionais, nas seguintes categorias:

- biografia de um idoso cearense, com mais de 60 anos e que seja referência de um envelhecimento ativo;
- ensaio crítico sobre políticas públicas de assistência ao idoso com promoção do envelhecimento ativo no Ceará;
- ensaio crítico sobre gerontologia praticada no Ceará.

A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará - APDMCE, juntamente com outras instituições como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, o Instituto de Geriatria do Ceará – IGC, o Fórum Cearense de Políticas para o Idoso – FOCEPI, a Academia Cearense de Letras – ACL, entre outras instituições participam do júri que irá classificar os textos.

A divulgação do resultado se dará no dia 01/06, pelo Portal Ceará Acessível (www.portalinclusivo.ce.gov.br), vinculado à página do Governo do Estado. Os textos selecionados comporão um livro que terá sua primeira edição distribuída gratuitamente em todo o Estado. E os textos classificados serão publicados na biblioteca virtual do Portal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Portal. Para mais informações sobre o prêmio, acesse o regulamento por meio do endereço:
http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/index.php/cedi-ce."

Nenhum comentário:

Postar um comentário