BOLETIM
Itapipoca lidera número de casos
Sobral. No Estado, Itapipoca lidera o número de casos da dengue. No último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram apontados 668 casos, que vêm crescendo desde o fim de 2010, com registro de um óbito. Além de Itapipoca, os Municípios de Massapê e Santa Quitéria, na Zona Norte, também apresentam quadro preocupante.
Em Santa Quitéria, com um batalhão de 90 agentes de saúde, oito enfermeiros, servidores municipais de combate à dengue e equipes da Secretaria de Vigilância de Saúde, foi iniciada na semana passada uma luta contra o mosquito transmissor da doença. A mobilização envolveu os moradores dos bairros Passarada, Jardim Residencial, Novo, Orquídeas, Mutirão, São José e, ainda, Roça de Santa Quitéria.
Na região dos Inhamuns, dois Municípios apresentam maior número de casos de dengue, de acordo com o último boletim da Sesa: Monsenhor Tabosa e Crateús, 92 e 57 casos confirmados, respectivamente. Em Monsenhor Tabosa, a Secretaria Municipal de Saúde está utilizando os meios de comunicação, semanalmente, como canal de informação e apelo à população, além de reuniões nos bairros e palestras nas escolas como forma de conter o avanço da doença.
"A Secretaria está completamente mobilizada para a realização destas ações com vistas a conter o grande número de casos", ressalta a coordenadora da atenção primária da Secretaria, Ademária Temóteo. Ela salienta ainda que esta semana o Município recebe da Sesa mais uma bomba ratsuda para complementar os trabalhos de bloqueio e o carro fumacê, que atuará em todos os bairros, e especialmente no Centro da cidade, onde é maior o número de focos e casos de dengue.
O armazenamento de águas em recipientes nas residências é onde proliferam focos do mosquito. A coordenadora destaca ainda que, devido ao grande número de casos, a Secretaria Municipal está utilizando a Lei Municipal 295/2010, que prevê a aplicação de multas para quem reincidir acerca de não cuidar da sua residência e ambiente.
Quixadá já tem 46 casos de dengue neste ano, conforme a Sesa. Um óbito já foi registrado. Em Quixeramobim, a segunda maior cidade da região, segundo dados da Sesa, sete casos de dengue foram confirmados. Em Senador Pompeu foram nove e Banabuiú e Ibaretama, com dois cada.
Solonópole tem um caso registrado positivamente. Nos demais Municípios assistidos pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, nenhum registro da doença foi constatado oficialmente. O clima é de preocupação na região. Os índices de infestação residencial da larva do Aedes aegypti estão aumentando, alertam as vigilâncias sanitárias municipais.
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Saúde do Estado, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.5123
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=950985
Secretaria de Saúde do Estado, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.5123
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=950985
Nenhum comentário:
Postar um comentário