11 outubro 2011

Programa Protagonismo Infanto-Juvenil é lançado na AL


A Assembléia Legislativa lançou nesta segunda-feira (10/10), no Plenário 13 de Maio, o Programa Protagonismo Infanto-Juvenil. A iniciativa institui o Parlamento Infanto-Juvenil e o Parlamento Jovem Cearense no Legislativo cearense. Com isso, estudantes vão participar de atividades e debates na casa como verdadeiros parlamentares. O lançamento aconteceu durante solenidade alusiva ao Dia da Criança.
Participaram da solenidade o deputado estadual Júlio César Filho (PTN), presidente da Comissão da Juventude; e a deputada estadual Bethrose (PRP), presidente da Comissão da Infância e Adolescência; além de autoridades convidadas, como representantes do Unicef, Instituto da Infância, Seduc, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), IPREDE, União dos Escoteiros do Brasil, Associação Beneficente ao Menor Carente do Parque São José, que receberam placas de homenagem ao Dia da Criança.
O objetivo é possibilitar aos estudantes das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático e do trabalho legislativo de um deputado estadual. Para a deputada Bethrose, a iniciativa aproxima o parlamento da sociedade. “Este programa que nós iniciamos hoje é mais um passo significativo na missão desta Casa de aproximar representantes e representados, os deputados e a população como todo”.
O Programa Protagonismo Infanto-Juvenil foi criado por Ato Deliberativo da Mesa Diretora da Casa, e é voltado para estudantes da 5ª a 9ª série do Ensino Fundamental II, e do 1º ao 3º anos, selecionados em escolas públicas e privadas.
Cada parlamento terá 46 representantes, assim como acontece na Assembléia do Ceará, que é formada por 46 deputados estaduais. Os deputados juniores aprendizes do Parlamento Infanto-Juvenil vão atuar durante três dias. Já os deputados jovens aprendizes participarão de 12 sessões plenárias.
Nesta primeira edição, os estudantes vão ter como pauta o tema “Drogas: Como prevenir?”. Para abordar a temática, eles passarão por atividades de formação teórica e prática com minicursos, oficinas, debates e visitas técnicas. O resultado do trabalho desenvolvido durante o período dos parlamentos culminará com a apresentação de um conjunto de propostas de ação, entre as quais projetos que serão apreciados e encaminhados pelas comissões envolvidas no programa.
São parceiros no Programa, que tem à frente as comissões da Infância e Adolescência; e da Juventude da Assembleia, a Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria de Estadual de Educação (Seduc), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e a Associação para Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE).
Serviço
Outras informações sobre o programa através do telefone 0800.280.2887.
Karlos Emanuel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário