A composição saiu dos trilhos e comprometeu o trânsito perto de Umirim. A PRF desviou o trânsito por Itapipoca
Um trem composto por oito vagões descarrilhou no começo da tarde de ontem, na BR-222, Km 82, perto do município de Umirim, distante de Fortaleza 90 quilômetros. A causa do acidente não foi confirmada nem tampouco o conteúdo da carga. Segundo Darlan Antares, assessor de imprensa da Polícia Rodoviária Federal, várias tentativas foram feitas para a retirada da composição da BR-222.
O trem descarrilhou por volta das 13 horas de ontem, quando seguia de Fortaleza à Sobral e, segundo Darlan Antares, a Companhia Ferroviária do Nordeste (Transnordestina) tentou reconduzir a composição para os trilhos sem sucesso.
A saída encontrada pela Transnordestina foi de separar o comboio em oito partes para a retirada do local. Para Darlan Antares, o trabalho de retirada da composição deverá se estender por toda a madrugada de quarta-feira.
O trânsito transformou-se num verdadeiro caos, uma vez que, a BR-222 recebe tráfego pesado e intenso vindo do Piauí e Maranhão. Segundo a legislação estadual, veículos com carga superior a 45 toneladas ficam impedidos de trafegar por ruas e avenidas, podendo apenas trafegar pelas CEs e BRs. Caminhões-cegonha e carretas ficaram à espera da retirada do comboio para prosseguir viagem. Já o trânsito leve, caracterizado por veículos de passeio, camionetas e pequenos caminhões tiveram rota alterada, com desvio pelo município de Itapipoca, distante 138 quilômetros de Fortaleza. Devido às características da BR-222, houve engarrafamento de transportes de carga que não puderam desviar e tiveram que aguardar pela retirada da composição da Transnordestina.
Desta vez, a BR-222 foi fechada não por manifestação de populares nem pela realização do "rally". O descarrilhamento do trem que seguia de Fortaleza para Sobral aconteceu exatamente quando a composição atravessava a BR-222. Centenas de motoristas desistiram de seguir viagem, passageiros de vans atravessaram por entre os vagões e seguiram viagem noutros veículos.
O jeito foi voltar e tentar seguir pela Rodovia Estruturante, passando pelas cidades de Itapipoca, Paracuru e Caucaia na CE-085 ou esperar pela retirada do comboio.
ELIELDO TRIGUEIROESPECIAL PARA O REGIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário