19 setembro 2011

Professores grevistas dão aula de reforço para o Enem no Ceará


Docentes reúnem estudantes em praças e em algumas salas de aula para prepará-los, sem cobrar nada, para o exame

sobre os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.Faltando pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), parte dos alunos de 3º ano matriculados na rede estadual do Ceará continua tendo aula, apesar da greve dos professores – que já dura 44 dias. Grupos de professores se organizaram e estão promovendo “aulões” para diminuir os impactos da paralisação
  Na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, localizada no Bairro de Fátima, 20 professores se revezam durante seis dias por semana em aulas, simulados e plantões de redação no auditório da instituição de ensino. Dos 600 alunos matriculados no 3º ano, 550 estão inscritos no Enem e cerca de 250 frequentam as aulas diariamente.

Leia também: Professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro, diz Cid

                                                      Foto: Daniel Aderaldo/iG

Foto: Divulgação/Projeto Clio
Apesar da greve, professores dão aula de reforço para alunos em Fortaleza - dentro das escolas
Iniciativas coordenadas
Esse tipo de iniciativa está presente em pelo menos mais 25 escolas estaduais de Fortaleza. No Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, as oito turmas de alunos dos três turnos também contam com aulões diários e com o Prevest – uma espécie de cursinho pré-vestibular para alunos da rede pública.
Os aulões para o Enem não partem somente das escolas. Um grupo de 30 professores da rede estadual já realizava um projeto voluntário de reforço escolar e, com a greve, resolveu se articular para aumentar o número de participantes e realizar aulões em praças públicas. Segundo o professor de História Helder Gomes, um dos coordenadores do Projeto Clio, atualmente 200 professores ministram essas aulas preparatórias para o exame.
O Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc) diz que o governo do Ceará não cumpre a Lei Federal do Piso e o plano de cargos e carreiras dos professores. A categoria quer a aplicação do piso para os profissionais de nível médio, graduados e pós-graduados.
“Está passando da hora do governador Cid Gomes (PSB) agir para resolver a situação da greve. Uma parcela considerável da categoria tem buscado alternativas e coordenadas para que os alunos do 3º ano não sejam os mais prejudicados, mas o governo não pode se acomodar. Essa situação já deveria ter sido resolvida de forma antecipada”, defende o presidente do Sindicato dos Professores do Ceará, Anízio Melo.
FONTE:http://apeoc.org.br/capital-e-interior/4009-professores-grevistas-dao-aula-de-reforco-para-o-enem-no-ceara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário