Foi prorrogado, para o dia 31 de dezembro deste ano, o prazo para atualização cadastral dos beneficiários do programa Bolsa Família. O adiamento em dois meses ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único, que exige que o atendimento aos beneficiários seja suspenso, atrasando, assim, a atualização – que deveria ocorrer até o dia 31 de outubro, sem o bloqueio.
Após esse prazo, o benefício de quem ainda estivesse com informações não alteradas há mais de dois anos seria bloqueado. Com a prorrogação do prazo, o bloqueio só vai ocorrer em janeiro de 2012, e os cancelamentos, em março. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tantos as famílias beneficiárias quanto os gestores devem ficar atentos, para evitar que o pagamento seja suspenso.
Atualização
A atualização cadastral dos beneficiados pelo Bolsa Família é realizada a cada dois anos pelo MDS. Os pais devem informar mudanças de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos, para acompanhamento da frequência escolar, e composição familiar. Segundo o governo, essas informações são necessárias para garantir que o “Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140”.
Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 638.302 famílias, que representam 48% das 1,3 milhão que precisavam renovar seus dados neste ano. Com isso, restam ainda 692.646 famílias – ou seja, 52% delas devem passar pelo mesmo processo para evitar que seus benefícios sejam bloqueados ou cancelados.
Redação Jangadeiro Online, com informações do MDS