O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Na edição 2011, a novidade é a redução da defasagem temporal entre a divulgação do IFDM e o ano a que se refere, de três para apenas dois anos. Isso foi possível pois o Datasus, braço estatístico do Ministério da Saúde, abreviou os prazos de tratamento e divulgação das estatísticas básicas. Logo, a edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008.
A Prefeita de Paraipaba, Joana Batista, ficou feliz em saber desses números e parabeniza a equipe das duas Secretarias em destaque, já que enfrentamos tempos difíceis tanto na Educação quanto na Saúde em âmbito Nacional.
Segundo o gráfico, o salto de qualidade foi expressivo ao decorrer de suas administrações (2005-2011). Porém, a Prefeita ressalta que os números no item que trata de geração de emprego e renda não agradam e que, ao longo dos anos, vem tentando trazer investidores para a cidade através de parcerias. Contudo, a crise mundial, que teve início em 2008, estagnou a situação. Por fim, ela reforça que os trabalhos continuam intensos para melhorar esses índices em nosso Município.
FONTEhttp://www.prefeituradeparaipaba.com.br/?p=1121
Nenhum comentário:
Postar um comentário