14 fevereiro 2012

ATRAÇÕES E PRINCIPAIS ROTEIROS DO CARNAVAL 2012 NO CEARÁ

Para cearenses e turistas de todo o País, o Interior do Estado reúne, neste ano, atrações que prometem atender a todos os gostos. Embora o litoral seja considerado o ponto alto para a maior parte dos foliões, cada região do Estado será palco de apresentações que vão garantir a animação. Dos shows de forró aos desfiles de blocos carnavalescos, das marchinhas às apresentações de jazz, a programação do Carnaval 2012 concentra uma grande variedade de ritmos e opções para os brincantes.
Em Paracuru, um dos principais roteiros para quem prefere desfrutar das praias, a animação ficará por conta de bandas como Solteirões do Forró, Forró Pé de Ouro e Zamzibar. A previsão é de que mais de 100 mil pessoas visitem o Município.
Por sua vez, Camocim contará com festa na Beira-Mar e na Praça da Matriz, com trios elétricos e paredões. O maior destaque é para as bandas Phaphirô e Forró do Bom. Na Praia de Jericoacoara, que costuma atrair turistas pela beleza do local, o Carnaval se dará principalmente na beira da praia, com diversas atrações contratadas por empresários e pela Prefeitura.
Bandas de forró
Assim como em Paracuru, o forró deve animar o Benefolia 2012, em São Benedito, que contará com Garota Safada, Solteirões do Forró, Forró Real, Forró Pé de Ouro, Axé Mil da Bahia, entre outras bandas.
Em Tauá, Forró do Bom, Forró da Curtição e Ed Camaleão são as maiores atrações do Tauá Folia 2012. Já em Carnaubal, acontece o Foliação, no Balneário Municipal, com pelo menos oito bandas e o Bloco Papa Léguas. Em Sobral, o Carnaval de Rua concentra a atenção dos foliões, com o desfile das escolas de samba.
Em Aracati, até o fechamento da edição, a Prefeitura não antecipou as bandas que tocarão durante todo o carnaval. De todo modo, do sábado até terça-feira, Majorlândia realiza o Carnaval de Praia. À noite, a festa acontece no Centro de Aracati. Haverá estrutura de camarotes. Também haverá o Carnaval da Comunidade, no bairro Santa Tereza, também com trio elétrico.
Na região do Cariri, as marchinhas terão um destaque especial. No sábado, a diretoria do Crato Tênis Clube vai realizar o tradicional Carnaval da Saudade. A festa será animada pela orquestra Azes do Ritmo, que proporcionará aos amantes do frevo e das marchinhas de carnaval uma noite de muita alegria.
Logo depois, no domingo, o tradicional desfile das virgens anima a moçada cratense. Neste ano, o percurso foi modificado. O corredor da folia agora será no Bairro São Miguel.
Em Brejo Santo, a Prefeitura irá realizar o Carnaval do Povo, na Praça Dionísio Rocha Lucena, entre os dias 18 e 21. As bandas Zazuete, Ala Ursa, Nanaê e Sertão Veredas garantem a animação da festa. Na terça-feira e no domingo, o tradicional bloco Cabeção percorrerá todas as ruas da cidade.
Jazz e Blues
Para quem opta por outros ritmos que não o samba ou o forró, uma das maiores atrações é o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, que recebe artistas nacionais e internacionais. Os músicos Gabriel Rossi, Atiba Taylor e Cainã Cavalcante, Ravi Coltrane e Yamandu Costa são algumas das atrações.
Um dos carnavais mais animado das regiões Centro-Sul e Sul do Ceará acontece em Várzea Alegre. A programação inclui desfiles de blocos e quatro noites de shows com nove atrações. O ritmo variado invade a cidade e milhares de foliões se divertem durante o dia e à noite.
Já no Sertão Central, a maioria dos Municípios pretende repetir a fórmula dos carnavais anteriores. Durante o dia, os foliões vão poder se divertir nas margens dos rios e açudes. Quando anoitecer, a festa continua nas principais praças das cidades.
O Carnaval das Águas de Banabuiú, logo abaixo da barragem do Açude Arrojado Lisboa, promete atrair novamente o maior público da região. Para este ano, os organizadores estimam mais de 200 mil foliões, do sábado até a terça-feira. Quixeramobim, porém, não fica atrás. A Via Paisagística está sendo cuidadosamente preparada para a festa. E, mais uma vez, os foliões deverão brincar até cansar. No início da noite, um trio elétrico vai arrastar a multidão para a Praça Capitão Dias Ferreira.
Região Metropolitana
Na Região Metropolitana de Fortaleza, várias bandas animarão o carnaval. Em Caucaia, haverá 12 atrações nas quatro noites de festejos, na Avenida Litorânea, na Praia do Icaraí.
A Praça do Icaraí, deverá se transformar na Praça do Mela-mela, de sábado a terça-feira de Carnaval, das 16 às 20 horas. Na praia, tocarão as bandas É o Tchan, Fumê Samba Prabalá.
Já em Maracanaú, a folia se dará na Avenida Vice-presidente José Alencar, no Distrito Industrial I, com carnaval infantil e bandas como Lagosta Bronzeada, e na Avenida Central, no Acaracuzinho, com desfiles de blocos, maracatus, escolas de samba e cordões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário