Empregos na indústria têm queda em 2011 (Foto: FNE)
O emprego industrial teve queda de 1,3% no Ceará no acumulado de 2011, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Ceará é o Estado que mais diminuiu postos de trabalho no setor industrial e não segue a tendência de crescimento registrada no país, que teve o contingente aumentado em 0,6% este ano.
Os melhores resultados na Pimes acumulada vieram de Estados como Paraná (5,3%) e Minas Gerais (2,9%). Seguindo a queda cearense, São Paulo e Espírito Santo também apresentaram índices negativos e registraram queda no número de empregos na indústria de 0,3% e 0,4%, respectivamente.
Setores em alta
Considerando os setores, o destaque no crescimento de postos de trabalho no Brasil foi registrado em indústrias de alimentos e bebidas (4,4%), meios de transporte (6,5%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicação (6,1%). Entre os destaques negativos, madeireiras (-10,7%), papel e gráfica (-8,4%) e calçados e couro (-7,5%).
Diminuição de horas pagas
Em relação ao número de horas de trabalho pagas na indústria, o Ceará também apontou o menor percentual do país, com – 3%. No Brasil, o índice teve aumento de 0,4%.
Leia mais:
Emprego na indústria manteve estabilidade em novembro
Emprego na indústria registra maior crescimento desde janeiro de 2001
Emprego na indústria manteve estabilidade em novembro
Emprego na indústria registra maior crescimento desde janeiro de 2001
Redação Jangadeiro Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário